Blog Creditiva

Soluções de Crédito

Empréstimo ConsignadoAntecipação Saque FGTSPortabilidade de CréditoCartão de Crédito ConsignadoEmpréstimo Pessoal

Blog Creditiva

É preciso realizar algum tipo de pagamento antecipado na contratação do consignado?Quem tem direito a contratar um empréstimo consignado?Como desbloquear o benefício para solicitar empréstimos?O que é Cartão de Crédito Consignado?Ver mais...

Nossas Unidades


Franquia


Consorcios


Sobre

Logo com cifrão e fundo azul

emprestimo-consignado

Quem tem direito a contratar um empréstimo consignado?

Imagem do blog creditiva

Quem tem direito a contratar um empréstimo consignado?

A Creditiva vai te mostrar neste artigo todos os requisitos necessários que uma pessoa precisa ter, para se enquadrar, e assim poder solicitar o empréstimo consignado, você vai entender quem tem direito a usufruir deste ótimo produto financeiro.

empréstimo consignado é um produto de crédito bastante desejado hoje em dia, isso se dá pela facilidade em adquirir e principalmente pelas taxas de juros que são uma das menores do mercado financeiro.

No entanto, existe muita dúvida sobre quem pode se beneficiar das vantagens dessa modalidade de crédito. Existem critérios básicos para contratação que fazem com que nem todos tenham o direito de solicitar esse produto.

Desempregados, profissionais informais ou autônomos, por exemplo, não se encaixam nos requisitos necessários, isso porque não possuem uma renda comprovada como garantia.

Quem recebe auxílio doença porque está temporariamente afastado do serviço, salário maternidade e amparo social, também não se enquadram nas regras do crédito consignado, pois é apenas um segurado do INSS, não está aposentado ou recebe pensão, e o benefício pode ser retirado não gerando garantia para tal modalidade de crédito.

 

Quem tem direito?

De uma forma geral, para conseguir um empréstimo consignado é preciso ter uma “renda fixa garantida”, uma renda a qual a instituição financeira (banco) que empresta o dinheiro, possa usar de garantia para o pagamento do empréstimo, uma que possa ser comprovada. Quem se encaixa nesse requisito são os funcionários públicos, pensionistas e aposentados do INSS e também funcionários do setor privado com carteira assinada. Isso porque as parcelas deste tipo de empréstimo serão debitadas diretamente na folha salarial ou benefício do contratante.

Pensionistas e aposentados do INSS bem como servidores públicos são os que têm mais facilidade para contratação deste produto, isso porque as instituições financeiras possuem planos de empréstimos consignados pré-aprovados para este público, com margem já definida por lei (35% da renda do contratante pode ser usada para esta finalidade) e praticamente todas as instituições financeiras (bancos) atendem este público com esta modalidade de empréstimo. Os cargos públicos englobam servidores federais, estaduais, municipais e militares das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Qualquer trabalhador do setor privado com carteira assinada (Regime CLT) também pode contratar este tipo de empréstimo, porém este, precisa que seu empregador tenha um convênio firmado com a instituição financeira (banco) para obter o empréstimo. Assim sendo este público não possui um “leque” muito grande de instituições financeiras para contratar o empréstimo, vai depender de um acordo prévio entre seu empregador e a instituição financeira (banco), mas em contrapartida pode obter uma margem maior para aquisição do empréstimo, que é definida pela instituição financeira, isso vai depender do acordo entre as partes. Para saber se seu empregador tem convênio com algum banco, deve-se entrar em contato com o setor de RH (Recursos Humanos) do mesmo.
O trabalhador do setor privado com carteira assinada deve ficar muito atento quando contratar um empréstimo consignado, pois sempre existe o perigo da instabilidade no emprego. Caso aconteça de ficar desempregado com um contrato de empréstimo consignado ativo, poderá ser forçado a uma antecipação do pagamento da dívida, ou seja, para usufruir das taxas baixas dessa modalidade de crédito, deverá efetuar o pagamento do restante da dívida de um única vez, ou corre o risco de seu empréstimo ser convertido e sair da modalidade de consignado e ir direto para as “taxas de juros normais” do mercado financeiro que são bem mais altas. Mas isso pode ser observado no ato da contratação e varia muito de banco para banco.

Aqui na Creditiva trabalhamos com todos os públicos, e garantimos a melhor negociação do mercado junto às instituições financeiras, buscamos sempre o melhor para nosso cliente oferecendo as melhores taxas disponíveis.

Se você ficou interessado e gostaria de saber ainda mais sobre a família do crédito consignado confira esses outros artigos do nosso blog:
O que é Empréstimo Consignado e O que é Cartão de Crédito Consignado.

Você ainda pode fazer uma simulação conosco, assim nossa equipe especializada te dirá pessoalmente tudo sobre seu perfil de crédito e quais produtos estão disponíveis, tudo isso claro, sempre buscando o melhor para você!
Lembrando que tudo é feito online de forma digital. Você poderá realizar uma contratação de empréstimo consignado sem sair de casa, diretamente pelo nosso site. É muito fácil, seguro, sem burocracia e com muito mais comodidade. Confira!